A Jornada de Letras é um evento regional bi-anual realizado pela Faculdade de Letras de Bragança/UFPA e está em sua 8ª edição. Sua primeira edição ocorreu em 2003 e, atualmente, conta com um número expressivo de participantes. O evento visa ampliar as discussões sobre a formação inicial e continuada do professor de línguas (materna e estrangeira).
O Campus Universitário de Bragança tem sediado o evento e traz como missão desde sua fundação em 1987, atender as necessidades da região bragantina no que diz respeito à situação precária em que se encontrava o sistema de ensino e à falta de formação dos docentes da região. Atualmente, nos orgulhamos de ter contribuído para o crescimento da educação da região e, principalmente, para o desenvolvimento intelectual da população.
Tendo em vista nosso compromisso com a região, propomos a realização da VIII JORNADA DE LETRAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA, em parceria com o grupo de pesquisa DISSE, que realizará o V SISEL. O evento está previsto para o período de 09 a 11 de novembro de 2017, apresentando o tema: “Faz diferença escrever sobre a aula?”.
O SISEL – Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas realizou-se pela primeira vez em 2010 e se encontra na quarta edição. Desde a segunda edição, em 2012, em Belém, tem sido um evento internacional, e na terceira edição, em 2013, em Castanhal, tomou-se a decisão de torná-lo itinerante. Essa decisão resultou da vontade de seus realizadores de descentralizar o evento, andando na contramão do movimento histórico que força a saída do interior rumo à capital, bem como da tentativa de estabelecer parcerias impulsionadas pela própria itinerância do evento.
O SISEL tem por característica propor um tema e pedir que seus participantes procurem articular os trabalhos a ele. Nesta edição, sendo recebido no seio de um evento mais amplo, que envolve todas as áreas da formação em Letras, o tema é uma pergunta que se lança ao próprio anfitrião – ele mesmo um curso de Letras jovem, em uma universidade jovem, que vive o momento importante de poder definir-se e projetar seu próprio futuro a partir das decisões tomadas no presente.